O Plano de Capacitação Digital Docente
No âmbito do Programa de digitalização para as Escolas, a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias digitais nas suas práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e exercício de cidadania. Esta capacitação deve, pois, centrar-se no desenvolvimento da competência digital dos docentes.
Nesse sentido, para promover o desenvolvimento das competências digitais dos docentes, necessárias à utilização eficaz das tecnologias digitais, e para dar resposta às exigências da sociedade atual, a Direção-Geral da Educação (DGE) elaborou o Plano de Capacitação Digital dos Docentes.
Etapa I - janeiro 2021
O diagnóstico é a primeira etapa do Plano de capacitação Digital de Docentes.
Como?
Através da plataforma Check-In, todos os professores podem responder a um questionário específico que tem por base a ferramenta de autorreflexão Check-In desenvolvida pelo Joint Research Centre (JRC), validada em diversos países da União Europeia, incluindo Portugal, e disponibilizada pela Universidade de Aveiro.
A ferramenta de autorreflexão Chek-In permite a identificação da perceção que cada docente tem sobre a sua competência digital independentemente das condições existentes no seu contexto real e atual de trabalho.
No final do questionário e antes de o submeter, é importante guardar o relatório gerado pela plataforma porque apresenta sugestões de reflexão e melhoria.
»» Como guardar o relatório Check-in
Etapa II - janeiro a abril 2021
Organização da Oferta de Formação
«Capacitação Digital dos Docentes»:
Etapa III - abril 2021 a junho 2023
Realização da formação enquadrada pelo Plano de Capacitação Digital Docente.
Referencial da Formação - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu, 2018)
O DigCompEdu descreve competências digitais específicas, propondo 22 competências elementares, organizadas em 6 áreas.